Sermão 1
Texto base: "E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.” (II Reis 5:1)
Quem foi Naamã? Como o próprio texto afirma, Naamã era capitão do exército da Síria, era grande homem diante do rei dessa nação e muito respeitado. Ok. Este era Naamã.
Naamã não era servo do Senhor criador dos céus e da terra, contudo o mesmo Deus deu-lhe livramento e vitória a frente do exército da Síria.
Ao contrário do que muitos pensam, nem Iemanjá, nem São Fulano e nem São Beltrano, nem Buda, e nenhum outro deus tem poder para abençoar a vida de ninguém, nem mesmo o inimigo de nossas almas é capaz de fazer coisas boas na vida do justo. É, do justo. O sujeito pode até não ser crente, mas se a pessoa for justa, Deus pode operar através dela. Claro.
Blasfêmia? Heresia? Não. A Bíblia nos ensina isso quando fala de Ciro, que serviu de instrumento de Deus para libertar Israel do cativeiro (Isaías 45:1). Nesta passagem que iniciamos o nosso estudo, II Reis, capítulo 5, o escritor inspirado pelo Santo Espírito nos diz que por Naamã “...o SENHOR dera livramento aos sírios” (antes dele ser curado da lepra e se converter ao Senhor).
Como Naamã, temos tantos outros exemplos no nosso dia-a-dia. Pessoas que, mesmo não sendo cristãs, são abençoadas. E quem somos nós para questionar Deus relativo a quem Ele abençoa ou deixa de abençoar. Há irmãos em Cristo que, quando vêem o vizinho não-crente prosperando, se possível encostariam Deus na parede dizendo que são dizimistas e querem exigir as bênçãos prometidas nas Santas Escrituras. Aliás, no tocante ao dízimo... não é mais que a nossa obrigação devolvê-lo ao Senhor.
Precisamos discernir duas coisas: Bênção e Salvação. A pessoa pode não ter ainda tomado a sua decisão ao lado de Cristo Jesus, mas se ela for justa, Deus pode abençoá-la tranqüilamente.
Mas, mesmo sendo abençoadas por Deus, essa pessoa precisa entregar a sua vida ao Senhor Jesus. Naamã era um grande general do exército da Síria, mas ainda faltava algo para ele ter uma vida em abundância: “E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
De fato, Naamã era portador do que hoje chamamos de Mal de Hansen. Além da hanseníase, Naamã sofria de um tipo de lepra que não ataca a carne, mas o espírito. Por ser muito respeitado e poderoso em seu país, ele se achava auto-suficiente e extremamente arrogante.
Várias pessoas, muitas delas justas, como vimos anteriormente, são abençoadas por Deus, mas ainda não são salvas em Cristo Jesus. Não entregaram suas vidas ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Jesus Cristo.
Essas mesmas pessoas pensam consigo mesmas que não precisam tomar essa decisão, pois acham que conseguiram todas as coisas em sua vida sem a ajuda de Deus. Outras pessoas até reconhecem a ação de Deus em suas vidas, mas querem continuar vivendo segundo o seu próprio desígnio. Jesus disse que todos os que estivessem cansados e sobrecarregados que fossem até Ele, pois os seus fardos seriam trocados pelos fardos de Cristo, uma vez que o seu fardo é leve e o seu jugo, suave (Mateus 11:28-30). Considero burrice querer continuar carregando um fardo pesado e continuar tendo os ombros massacrados pelo jugo do pecado, quando o próprio Jesus Cristo nos oferece coisa infinitamente melhor.
Você pode ser o mais respeitado, ter muito sucesso, ser reconhecido profissionalmente e socialmente, ser famoso, mas, se a sua alma não pertencer ao Senhor Jesus Cristo de Nazaré... tsc...tsc...tsc... De nada serve toda a fama e fortuna do mundo. De que vale ganhar o mundo e perder a sua alma (Mateus 16:26; Marcos 8:36).
No dia do Juízo, a sua decisão de seguir ou não a Jesus será crucial para definir o seu futuro, se eternamente na presença de Deus ou, por um curto período de tempo no lago de fogo e enxofre.
Ainda que pareça o contrário, não estou lhe ameaçando de ir para o inferno caso você não aceite a Jesus como único e suficiente salvador. Mas estou lhe oferecendo uma experiência única e maravilhosa de viver a maior história de amor de sua vida.
Se existe a pessoa das vidas de todos os seres humanos, essa pessoa é Jesus. Todo o mundo pode te decepcionar, menos Jesus. Ele é o único que nunca irá mentir para você. Ele nunca irá se arrepender de ter te conhecido (Números 23:19). Ele mesmo lhe criou a Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27). Antes mesmo que você nascesse Ele já conhecia todos os dias de sua vida. Quando você ainda não tinha forma no útero de sua mãe, Ele já te conhecia e já te amava a tal ponto de morrer na cruz do calvário no seu lugar, somente para poder viver ao teu lado para toda a eternidade.
Jesus abriu mão de toda a sua glória e majestade para vir a este mundo como homem, pobre, passou as maiores necessidades, foi humilhado, espancado, massacrado, preso sendo inocente, não reclamou um só momento... para que você fosse curado da sua lepra... para que você fosse curado do seu pecado. Mais que isso. Ele fez tudo isso para que eu e você pudéssemos viver eternamente na companhia dEle.
Não perca tempo. Entregue sua alma e a sua vida para o Senhor Jesus. Você vai ver como a sua vida vai melhorar. Você será muito mais feliz do que você pensar ser agora.
Se você quiser tomar a sua decisão de viver ao lado de Jesus e entregar a sua vida a Ele, e O aceitar como único e suficiente salvador, aí mesmo onde você está, ajoelhe-se e faça a seguinte oração:
Deus Pai,
Eu declaro que Tu és o meu criador, meu Pai e Senhor
Tu és aquele em quem eu coloco a minha fé e esperança.
Em nome de Jesus Cristo, Seu filho e senhor nosso,
eu peço perdão de todos os meus pecados,
e clamo a tua piedade e misericórdia.
Em cumprimento à tua Palavra, eu levanto as mãos ao céu e suplico:
Lava-me no sangue do teu filho, e envia teu Espírito Santo para que eu possa orar
com fé.
Deus Pai, eu hoje assino a página em branco da minha vida, que se tornou branca
pelo sangue do Teu filho, correspondente a este dia e peço-te que escreva nessa
página a história da minha nova vida conforme a tua vontade.
Eu entrego-te Senhor a minha vontade, e coloco-me inteiramente em Tuas mãos,
para ser pelo teu Santo Espírito, conduzido pelos teus caminhos.
Pai, eu confio na tua misericórdia e dou-te graças e glórias por tudo que eu tenho
recebido de Ti, e por tudo que eu ainda hei de receber para a glória de seu Santo
Nome.
Amém! Aleluia!
Deus te abençoe, meu irmão!

Nenhum comentário:
Postar um comentário